Mensagem de Abertura

Para a Nuvini a transparência e o profissionalismo são fundamentais para o bom andamento de tudo que fazemos. Esse Código de Conduta e Ética foi criado à partir da revisão da nossa Política de Compliance, sendo a base para ações que formalizam a conduta ética exigida nas relações internas e externas. A conduta, tanto da Nuvini como de seus colaboradores, deve estar fundamentada nos valores e ações previstos neste Código. Assim, conseguiremos assegurar uma postura que julgamos fundamental para a criação de um ambiente de negócios saudável e uma sociedade mais justa. – Pierre Shurmann – CEO

 O que é este Código de Conduta?

Este Código de Ética e Conduta estabelece os padrões éticos a serem adotadas entre todos os colaboradores da Nuvini e das empresas do grupo, e deve ser aplicado em conjunto com os demais regulamentos e normativos internos da Nuvini.

Este Código foi aprovado pelo Diretoria da Companhia em reunião realizada em 1º de março de 2021 e é aplicável a todos os colaboradores da Nuvini, que devem ler este Código e assinar, antes da sua admissão, o termo de ciência e responsabilidade no Anexo I deste Código.

Os clientes, fornecedores e prestadores de serviço de qualquer empresa do grupo Nuvini terão em seus contratos cláusula prevendo compromisso de observar e fazer observar as regras deste Código de Ética e suas normas complementares, conforme modelo no Anexo I.

As normas, princípios e recomendações escritas neste documento representam nossos valores, nosso compromisso com a lei e as melhores práticas de governança corporativa exigidas de uma Companhia Pública. O que está escrito aqui deve ser amplamente divulgado e compartilhado entre todos os colaboradores da Nuvini, incluindo seus sócios, acionistas, investidores, conselheiros, empregados, estagiários, aprendizes e autônomos, independentemente de cargo, função ou tempo de vínculo. Qualquer pessoa que esteja representando a Nuvini deverá observar este Código.

Este Código não tem o objetivo de esclarecer, no detalhe, todas as regras e guias de conduta que esperamos de você, para isso existem as outras Políticas e Normas da empresa. Porém, se você tiver alguma dúvida sobre qualquer ponto tratado neste documento, você pode consultar nossas normas internas, que ficam disponíveis no site www.nuvini.com.br. Se necessário, não hesite em questionar o seu gestor ou o próprio time de Compliance da Nuvini.

O desrespeito ao previsto neste Código pode implicar em punições que vão desde aconselhamentos e treinamentos até advertência verbal, suspensão ou mesmo desligamento por justa causa dos envolvidos. Se você acredita que a Nuvini ou qualquer de seus colaboradores estão desrespeitando alguma lei, regulamento ou mesmo os seus próprios valores, comunique ao time de Compliance.

Definições

Colaborador – Qualquer pessoa, por meio próprio ou mediante terceiros, que mantenha relação jurídica contratual com a Nuvini ou qualquer empresa do Grupo, incluindo seus sócios, acionistas, investidores, conselheiros, empregados, estagiários, aprendizes, representantes e autônomos, independentemente de cargo, função ou tempo de vínculo.

Princípios, Valores e Deveres da Nuvini

  1. Compromisso com o usuário

Todos os colaboradores e destinatários deste Código devem, sempre, buscar os maiores padrões de excelência no serviço prestado ao cliente, por meio de entregas inovadoras e melhoria contínua dos processos da Nuvini, com o mais elevado senso de comprometimento e responsabilidade

  1. Transparência

A Nuvini preza pela transparência nas informações prestadas aos seus clientes, fornecedores e investidores e obedece a regras e padrões rígidos de integridade e veracidade na divulgação de fatos relevantes ao mercado.

  1. Ética e Integridade profissional

Acreditamos que todas as normas internas, leis e boas práticas não esgotam a noção do que é a coisa certa a se fazer. Por isso, acreditamos que as reflexões éticas e a garantia da integridade profissional dos colaboradores para a Nuvini devem ser um pilar fundamental da nossa existência, o que inclui o respeito aos direitos e à privacidade dos nossos clientes, parceiros e concorrentes e o repúdio a qualquer forma de discriminação, fraude, corrupção ou atos ilícitos de toda ordem.

Além disso, pautamos nosso trabalho na imparcialidade e na tomada de decisões sem conflitos de interesses. Não aceitamos:

  1. Qualquer colaborador usar de sua posição dentro da Nuvini para obter vantagens ou benefícios para si próprio ou para terceiros;
  2. Prática de comércio ou qualquer atividade de natureza religiosa, política ou partidária dentro das dependências e nos ambientes virtuais das empresas do grupo Nuvini;
  3. Condutas que ameacem ou prejudiquem o ambiente de trabalho;
  4. Influência de qualquer pessoa dentro da Nuvini na contratação de colaborador, fornecedor, prestador de serviço ou qualquer parceiro das empresas do grupo;
  5. Disseminação de conteúdo em espaços públicos ou redes sociais em desacordo com os valores e princípios estabelecidos neste Código ou em outras normas internas da Nuvini.
  1. Proteção da Informação

Conscientes de que, nas nossas atividades, fazemos o tratamento de dados pessoais e de informações sensíveis e confidenciais, a Nuvini tem o compromisso de garantir a confidencialidade e o tratamento dos dados e das informações de acordo com os mais altos padrões legais, éticos e de boas práticas de mercado.

  1. Colaboração

Acreditamos que só é possível crescer rápido e entregar grandes soluções por meio do trabalho colaborativo. A Nuvini respeita, sempre, e dá voz aos seus colaboradores para troca de ideias, reflexões e posicionamentos sobre nossos produtos e nossas operações. E repreendemos, com veemência, qualquer forma de comunicação agressiva ou discriminatória em relação a raça, cor, origem, gênero, sexo, idade, religião ou qualquer outro elemento que fira a dignidade das pessoas.

Tomada de Decisões

Na Nuvini, valorizamos muito a autonomia e o senso crítico dos nossos colaboradores, pois não achamos que faz sentido contratarmos pessoas para depois dizer o que elas têm que fazer. É por isso que adotamos processos internos criativos e simplificados, que se destinam somente a estabelecer os padrões mínimos necessários de segurança, padronização e governança corporativa.

Em contrapartida, confiamos que você, ao cometer um erro ou presenciar alguma violação deste código, reporte imediatamente ao seu superior hierárquico, ou à pessoa competente segundo as regras internas da Nuvini.

Como guia para facilitar o processo de tomada de decisão em qualquer circunstância de trabalho, recomendamos este Teste:

Ambiente de Trabalho

Prezamos pela convivência harmoniosa e respeitosa no ambiente de trabalho da Nuvini, com incentivo ao espírito de equipe e a um ambiente de trabalho com qualidade de vida, o que é um diferencial muito importante na atração e retenção de talentos.

Não aceitamos nenhuma forma de discriminação no nosso ambiente e as oportunidades de crescimento nas empresas do grupo Nuvini são iguais para todos.

Em ocasiões especiais (Ex.: Festas, Happy Hour, confraternizações etc.) e desde que não prejudique o andamento dos trabalhos e o bom ambiente de trabalho, o consumo moderado de álcool nas dependências das empresas do Grupo é permitido.

Em nenhuma hipótese, será permitido o uso de drogas ilícitas nas dependências da Nuvini ou mesmo quando o colaborador estiver portando qualquer vestimenta ou adereço que o identifique como um colaborador da Nuvini, tais como: camisetas, botões de camisa, bonés, cadernos, crachás etc.

A Nuvini não contribui, compactua ou participa, de forma direta ou indireta, nas atividades de partidos políticos, movimentos sociais, comitês, organizações políticas ou da Sociedade Civil, sindicatos ou qualquer órgão público.

Integridade e Ativos da Nuvini

Todos os recursos e ativos da Nuvini, incluindo infraestrutura física, endereços de e-mail, internet, equipamentos eletrônicos de qualquer natureza, computadores, celulares e softwares deverão ser utilizados para fins exclusivamente profissionais e de acordo com as regras e diretrizes estabelecidas por este Código e suas Políticas auxiliares.

É obrigação de todos agir com senso de dono e zelar pela conservação do bom estado físico e de uso das ferramentas de trabalho. O uso da infraestrutura fornecida pelas empresas do Grupo pode ser fiscalizado a qualquer tempo e sem prévio aviso pela Nuvini.

O acesso às dependências das empresas deverá ser restrito aos colaboradores e eventuais fornecedores ou prestadores de serviço após a devida identificação, exceto áreas de uso comum ou em casos excepcionais, como eventos corporativos com convidados externos. Em todo caso, não deve haver tratamento de informações confidenciais nas áreas de uso comum das dependências.

Conflito de Interesses

Os Conflitos de Interesse ocorrem quando o colaborador se encontra em situação que possa ser levado a tomar decisões com base em questões pessoais ou em favor de terceiros, e não no melhor interesse da Nuvini.

Situações de conflito de interesse muitas vezes são inesperadas e fogem do controle dos colaboradores, mas é dever de todos reportar o conflito, para que ele seja monitorado. Nesse sentido, não permitimos que nosso colaborador:

  1. Manter qualquer tipo de relação comercial particular, por si ou mediante terceiros, com investidores, clientes, parceiros, fornecedores ou colaboradores das empresas do grupo Nuvini de forma a representar vantagem comercial;
  2. Usar de cargo, função ou, de qualquer forma, o nome da Nuvini e das empresas do grupo para influenciar decisões em favor de interesses próprios;
  3. Contratar parentes, amigos, cônjuge ou parceiro comercial sem a autorização do superior hierárquico;

A realização de atividades paralelas é permitida pela Nuvini, desde que: (i) não seja relacionada a concorrentes de qualquer empresa do grupo Nuvini; (ii) um colaborador não seja sócio ou preste serviços a um fornecedor ou parceiro da Nuvini; (iii) os horários das atividades paralelas não conflitem com os horários contratuais de trabalho com a Nuvini; (iv) a atividade seja autorizada expressamente pelo superior hierárquico do colaborador.

Relacionamentos afetivos e de parentesco entre colaboradores da Nuvini é um conflito de interesse em potencial e, por isso, devem sempre ser reportados ao time de Compliance da Nuvini, para que seja analisada a viabilidade do trabalho em conjunto das pessoas relacionadas.

Fraudes, brindes e patrocínios

Para fins deste Código, fraude deve ser entendida como a situação em que a Nuvini ou qualquer empresa do grupo é induzida a erro por um colaborador, fornecedor ou qualquer pessoa com a intenção de obter uma vantagem indevida, financeira ou não. Alguns exemplos: alteração de dados e relatórios financeiros; falsificação de atestados médicos.

Também não aceitamos práticas anticoncorrenciais ou fraudulentas nos seus relacionamentos comerciais, como: simulação, manipulação, uso de informações privilegiadas, ou qualquer prática profissional que atente contra a lei, este Código ou os bons costumes.

São exemplos de práticas não aceitas:

Pagamentos indevidos ou de facilitação: autorizar, oferecer, prometer, dar, pedir ou aceitar qualquer quantia em dinheiro, brindes, descontos, perks ou qualquer outra forma de vantagem que possam influenciar de qualquer forma uma tomada de decisão profissional de um colaborador Nuvini.

Procurement e Processos Seletivos: selecionamos clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores de acordo com critérios objetivos e com a competência, integridade dessas pessoas e com a conveniência e oportunidade da contratação para a Nuvini. De toda forma, nenhum colaborador Nuvini está autorizado a iniciar ou manter negócios com qualquer pessoa cujas práticas e valores não estejam alinhadas com o descrito neste código.

Em nenhuma hipótese, colaboradores da Nuvini deverão aceitar presentes, auxílios, brindes, patrocínios ou benefícios de qualquer natureza superiores ao equivalente a US$100.00 (cem Dólares Americanos) oferecidos por terceiros relacionados à Nuvini, como fornecedores, clientes e parceiros comerciais. Na dúvida sobre o valor do brinde, benefício ou presente que está sendo oferecido, não aceite!

Quando não for possível ou impraticável recusar o presente, o colaborador deverá, imediatamente, entregar o brinde ou o presente ao superior hierárquico ou ao time de Compliance, que deverá se desfazer do bem ou sorteá-lo entre todos os colaboradores das empresas do grupo.

Todos os patrocínios deverão ser previamente aprovados pelo time de Compliance da Nuvini.

Leis Anticorrupção e Antisuborno

A Nuvini não admite absolutamente nenhuma prática relacionada a subornos, propinas, pagamentos ilegais e qualquer oferta de itens ou vantagens que possam indevidamente influenciar ou recompensar um cliente ou fornecedor a contratar quaisquer de nossos serviços, sejam eles prestados diretamente por uma empresa do grupo Nuvini ou através de terceiros, como distribuidor, terceirizado, despachante ou qualquer outro representante.

Qualquer terceiro que conduza negócios em nome da Nuvini deve conhecer as nossas regras.

Uso de Sistemas de Comunicação e Informações

A comunicação deve ser feita de forma profissional, ética e voltada sempre para a manutenção da reputação da Nuvini.

É proibido repassar informações de qualquer natureza referente à Nuvini a amigos, à imprensa ou entidade pública quaisquer informações de propriedade das empresas do Grupo Nuvini, exceto quando autorizado ou quando a sua atividade esteja relacionada a Marketing ou Relações Públicas.

Nossos canais de reporte e denúncia

Caso você testemunhe ou tome conhecimento, de qualquer forma, de qualquer violação deste código ou de qualquer Política ou Norma Interna da Nuvini, é seu dever reportar imediatamente ao seu superior hierárquico e ao time de Compliance da Nuvini, por meio dos canais disponíveis (e-mail, Slack e outros), assegurado o sigilo e confidencialidade da fonte.

Além disso, é dever de todos os colaboradores da Nuvini cooperar, da forma que for necessária, para a salvaguarda e a aplicação das regras dispostas neste Código, que representam a concretização dos nossos valores e da nossa forma de trabalho.

Não retaliação

A Nuvini garantirá, quando solicitado pelo denunciante, o seu mais absoluto anonimato e lhe darão conhecimento e visibilidade das medidas adotadas. A Nuvini não tolera nenhum tipo de retaliação a quem denuncia ou coopera de qualquer forma com uma investigação, aplicação de sanção ou qualquer medida relacionada à salvaguarda do disposto neste código.

Dúvidas e Aconselhamento

Em caso de dúvidas sobre algum ponto relacionado a este Código de Ética e Conduta, você pode verificar nossas Políticas e Normas Internas disponíveis no site www.nuvini.com.br ou consultar diretamente os setores responsáveis os gerentes, diretores e demais líderes da Nuvini.

Além disso, você também pode, a qualquer momento, acessar o canal de Ética da Nuvini no site www.nuvini.com.br, conduzido por especialistas que farão todos os esforços para manter o seu anonimato e a confidencialidade dos seus relatos.

Treinamentos

Vamos ter treinamentos periódicos e específicos

Todos devem participar, de todos os treinamentos

A não assinatura ou a não participação nos treinamentos não prejudica o dever do colaborador de cumprir o código.

Disposições Gerais

A Diretoria do Grupo Nuvini submeterá este Código de Ética e Conduta a revisões periódicas, com a participação dos times de Legal, Compliance, Auditoria e Controles Internos. Eventuais investigações, sanções ou procedimentos de qualquer natureza relacionados à aplicação deste código serão conduzidos da forma mais discreta e sigilosa possível, para fins de preservação da imagem, da intimidade e da integridade moral dos envolvidos. Toda e qualquer informação, dado, documento, reunião ou procedimento relacionado a este Código ou conduzido pelo time de Compliance da Nuvini deverá ser tratado como Confidencial para todos os efeitos, nos moldes da nossa Política de Segurança da Informação.