Como o SaaS pode ajudar você a monetizar o seu negócio?

Vamos imaginar que você esteja trabalhando com algum tipo de serviço de utilidade pública (uma startup no ramo de transporte ou saúde, por exemplo), oferecendo dicas e informações precisas em um aplicativo — dentro de um cardápio eletrônico customizado para cada cliente. A pergunta é: como monetizar o seu empreendimento através do SaaS?

Temos duas notícias, uma boa, outra ruim. A boa é que o SaaS certamente irá atender essa necessidade. A notícia ruim é que se você não o usar, terá muitas dificuldades para monetizar o seu negócio.

De fato, com o SaaS você tem várias opções, algumas delas podem ser usadas simultaneamente. A mais comum é a venda de uma assinatura do serviço, que pode ser tanto mensal como anual — sendo efetivada pelo próprio aplicativo.

Uma segunda opção é a venda sob demanda, isto é, o cliente pagará apenas quando usar o serviço, ou pelo que usar do serviço. Isso não impede que sua empresa ofereça também uma versão gratuita de uso do software ou aplicativo, por determinado período, com inserção de anúncios. Ou, desdobrando essa opção, uma versão permanente com anúncios, mas com restrição de uso do serviço (uma versão freemium, por exemplo).

Outra interessante modalidade é a venda indireta, por meio de parcerias ou descontos com outras empresas, que poderão oferecer o seu serviço num combo para diferentes públicos.

Por fim, embora isso não esgote as inúmeras possibilidades de monetização através do SaaS, é possível oferecer ainda franquias da marca/serviço, dentro de um conceito que busca expandir o negócio. Nesse caso, a estratégia seria compartilhada com os seus parceiros.

Considere que cada uma dessas modalidades poderá ser aplicada ou dirigida a diferentes serviços ou fases, e em diferentes momentos (lançamentos, promoções, etc.).

Como você vê, as possibilidades são inúmeras, e podem ser usadas pelos próprios clientes, que poderão obter descontos com a indicação de novos consumidores (amigos ou parentes), por exemplo.

É claro que cada alternativa tem vantagens mais ou menos imediatas ou específicas, dependendo do interesse do negócio ou mesmo do público-alvo. Nossa dica é: avalie cada uma delas com atenção, acompanhe a concorrência (direta e indireta) e considere a possibilidade de usar mais de uma modalidade de monetização.

Você tem perguntas, dúvidas, quer saber mais? Fique ligado nas nossas postagens e escreva dizendo o que gostaria de saber.

Abraços,
Equipe nuvini.

Tudo o que você precisa saber sobre SaaS

Seja bem-vindo ao blog da nuvini!

Aqui você vai encontrar conceitos, dicas e ideias sobre gestão e estratégia de empresas SaaS, com conteúdos que irão ajudar o seu negócio a consolidar seu posicionamento de forma mais ágil e eficaz no mercado.
A nuvini é uma empresa de SaaS B2B, especializada em M&A (“Mergers and Acquisitions”), isto é, em compra e venda de empresas SaaS B2B. Nossa atuação se caracteriza pelo fornecimento de soluções em nuvem para necessidades críticas de negócio.
Inscreva-se nesse link para receber novas postagens em primeira mão.

Quem Somos

Somos uma empresa de Saas B2B, atuando em três verticais estratégicas através de empresas que são líderes de seus segmentos. Fornecemos soluções ponta a ponta na nuvem para necessidades críticas de negócios.

Novidades

Need to raise your site's score?

We have an ideal solution for your business marketing