IaaS, PaaS, SaaS. O que são e como se diferenciam?

A origem dos ambientes virtuais trouxe uma série de modalidades de serviços que estão revolucionando não só a forma como nos comunicamos, mas sobretudo os meios como desenvolvemos, adquirimos ou usufruímos de produtos e serviços.

Entre essas modalidades, três se destacam fortemente: o IaaS, o PaaS e o SaaS. O ponto em comum entre esses serviços é o ambiente virtual, sintetizado no conceito de cloud computing, a famosa nuvem. Hoje vamos falar deles aqui:

IaaS é a sigla de “Infrastructure as a Service”, ou “Infraestrutura como Serviço”. É uma modalidade que permite o acesso remoto, pela internet, a servidores, redes, armazenamento e outros recursos de computação para a construção de um ambiente específico e completo, sob demanda ou por assinatura, com o uso de diferentes sistemas e aplicativos. Google Cloud, Amazon Web Service, IBM Cloud, entre outros são exemplos de IaaS.

PaaS é a sigla para “Platform as a Service”, ou “Plataforma como Serviço”. Trata-se de uma modalidade de serviços que permite o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento de programas em um ambiente digital remoto. Os assinantes dessa modalidade (empresas ou mesmo usuários) dispõem de um arsenal completo para criar e testar suas aplicações, sem a necessidade de grandes investimentos.

SaaS, como você já sabe, é a sigla para “Software as a Service”, ou “Software como Serviço”. Contextualizando, trata-se de uma modalidade que se conjuga perfeitamente aos conceitos de IaaS e PaaS. Na perspectiva de um usuário comum, o SaaS pode ser visto apenas como um aplicativo ou um serviço específico (como um streaming ou uma agência virtual). Na perspectiva empresarial, o SaaS é a ponta visível de um iceberg — no qual podem se abrigar tanto o IaaS como o PaaS.

(eu reforçaria de alguma forma que aqui no grupo atuamos exclusivamente por hora com as Saas)

Identificar essas modalidades e o ambiente em que elas ocorrem é essencial para saber onde sua empresa está neste momento e para onde ela caminha.

Você tem perguntas, dúvidas, quer saber mais? Fique ligado nas nossas postagens e escreva dizendo o que gostaria de saber.

Tudo o que você precisa saber sobre SaaS

Seja bem-vindo ao blog da nuvini!

Aqui você vai encontrar conceitos, dicas e ideias sobre gestão e estratégia de empresas SaaS, com conteúdos que irão ajudar o seu negócio a consolidar seu posicionamento de forma mais ágil e eficaz no mercado.
A nuvini é uma empresa de SaaS B2B, especializada em M&A (“Mergers and Acquisitions”), isto é, em compra e venda de empresas SaaS B2B. Nossa atuação se caracteriza pelo fornecimento de soluções em nuvem para necessidades críticas de negócio.
Inscreva-se nesse link para receber novas postagens em primeira mão.

Quem Somos

Somos uma empresa de Saas B2B, atuando em três verticais estratégicas através de empresas que são líderes de seus segmentos. Fornecemos soluções ponta a ponta na nuvem para necessidades críticas de negócios.

Novidades

Need to raise your site's score?

We have an ideal solution for your business marketing