Principais métricas para empresas SaaS 1

Saber o real estado de excelência do seu negócio é essencial para atender as exigências dos seus clientes e para criar as melhores condições de desenvolvimento e ampliação da sua empresa. Isso inclui monitorar tanto o grau de eficiência dos seus serviços, como a saúde da sua empresa e o nível de satisfação de seus clientes.

Os meios de se fazer isso se enquadram naquilo que especialistas chamam de “indicadores de desempenho” (ou kpi— “Key Performance Indicator”). Trata-se de um conjunto de métricas que ajudam sua empresa a mensurar resultados e a estabelecer correções, com monitoramento e controle sobre os serviços oferecidos.

O uso de métricas atende a duas razões principais: 1) manter sua empresa saudável, do ponto de vista financeiro; e 2) manter seus clientes satisfeitos. Esses dois aspectos se retroalimentam. Uma base de clientes satisfeitos permite a você ampliar a oferta de produtos ou serviços de forma mais rápida e consistente.

Vale lembrar que a busca por novos clientes tem um custo de quase 70% maior que o investimento necessário para manter os clientes que já fazem parte de sua base. 

Nesta e nas próximas postagens, vamos apresentar de maneira resumida algumas dessas métricas.

MRR — Receita mensal recorrente

A Receita Mensal Recorrente — ou, como é mais conhecida, mrr (“Monthly Recurring Revenue”) — indica a previsão de receitas dos negócios que operam por meio de contratos de assinaturas. É um indicador que pode tanto sinalizar a necessidade de ampliação do negócio quanto a necessidade de endereçar investimentos para consolidar uma operação.

É uma das métricas mais importantes no mundo SaaS. O cálculo é simples. Se um serviço mensal no valor de R$ 30 é consumido individualmente por dez clientes, multiplique esse valor por dez (R$ 30 x 10). O mrr será, nesse caso, de R$ 300,00. Se você tem planos diferenciados, ou assinaturas com promoções, é só desmembrar esses contratos e incluí-los na fórmula.

O mrr dá a você uma visão mensal de receita da sua empresa. No longo prazo, a métrica usada é a arr (“Annual Recurring Revenue”), que nada mais é do que a projeção anual do mrr, dentro da mesma lógica de cálculo. Para ações estratégicas e planejamentos, o arr projeta uma fotografia consolidada de suas receitas no período, que, em conjunto com outras métricas, permite estimar com segurança receitas futuras.

Continue acompanhando nosso blog porque nas próximas postagens apresentaremos mais algumas métricas.

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Abraços,
Equipe nuvini.

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