SaaS: o que você precisa saber sobre Software como serviço

Software como um serviço. É o que significa a sigla SaaS (do inglês, “Software as a Service”), uma modalidade de comercialização e distribuição de softwares e aplicativos. Poucos conhecem o conceito, mas muitos já usufruíram de alguma forma dessa modalidade.

Alguns exemplos? LinkedIn, Dropbox (armazenamento), aplicativos de carros (Uber, 99), entregas (Rappi, Ifood), plataformas de áudio (Spotify), vídeo (Netflix) e imagem, entre outros.


E como funciona?


Quase sempre, de um jeito bem prático. Os sistemas SaaS atendem a diferentes públicos, os quais se conectam em busca de serviços ou de interesses comuns. Veja o exemplo do LinkedIn. De um lado temos alguém usando a plataforma em busca de recolocação no mercado (essa pessoa usa o LinkedIn para dar visibilidade as suas qualificações), e, de outro, temos empresas que contratam os serviços do LinkedIn para recrutamento de profissionais.

É fácil perceber que essa modalidade permite a realização de várias operações estratégicas com baixos investimentos, e com ilimitado alcance de público.

A diferença básica entre um software tradicional e um software SaaS é que o primeiro era adquirido num formato literalmente físico. A pessoa comprava um cd com o software embutido, instalava em um pc e usava ou guardava aquele programa por um determinado tempo. No sistema SaaS, o produto está disponível permanentemente numa nuvem. Não é instalado e pode ser acessado a qualquer momento, mediante uma assinatura.

Além do baixo investimento em estrutura, há muita rapidez e precisão na entrega, de acordo com a conveniência do cliente e interesse do operador. Outra ótima vantagem é que tanto os usuários quanto os proprietários da plataforma podem acessar os serviços e se comunicarem remotamente de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Toda a operação está alocada numa nuvem, o que permite fácil e rápido acesso aos dados.

Outro aspecto que diferencia o SaaS como uma modalidade de vanguarda econômica é que o sistema trabalha com um modelo de receita recorrente, que, por um lado, traz previsibilidade de custos para as empresas e, por outro, liberdade para o cliente, que pode usar o serviço de acordo com a sua necessidade, interesse e disponibilidade financeira.

Bacana, não?

Em nossas próximas postagens vamos falar mais sobre SaaS e mostrar como sua empresa pode obter mais vantagens nessa modalidade de serviços.

Você tem perguntas, dúvidas, quer saber mais? Fique ligado nas nossas postagens.

Tudo o que você precisa saber sobre SaaS

Seja bem-vindo ao blog da nuvini!

Aqui você vai encontrar conceitos, dicas e ideias sobre gestão e estratégia de empresas SaaS, com conteúdos que irão ajudar o seu negócio a consolidar seu posicionamento de forma mais ágil e eficaz no mercado.
A nuvini é uma empresa de SaaS B2B, especializada em M&A (“Mergers and Acquisitions”), isto é, em compra e venda de empresas SaaS B2B. Nossa atuação se caracteriza pelo fornecimento de soluções em nuvem para necessidades críticas de negócio.
Inscreva-se nesse link para receber novas postagens em primeira mão.

Quem Somos

Somos uma empresa de Saas B2B, atuando em três verticais estratégicas através de empresas que são líderes de seus segmentos. Fornecemos soluções ponta a ponta na nuvem para necessidades críticas de negócios.

Novidades

Need to raise your site's score?

We have an ideal solution for your business marketing