De um ponto de vista econômico, toda startup tem por objetivo crescer exponencialmente. É isso que dá sustentação às metas, à realização e aos sonhos de um empreendedor.
Mas o que é crescer exponencialmente?
Significa crescer muito, o tempo todo. Mas por incrível que pareça, esse tipo de crescimento é algo estranho a nossa natureza. De modo geral, pensamos, vivemos e crescemos de maneira linear, degrau por degrau, grão por grão. É o tipo de crescimento que, em matemática, chamamos de ‘razão aritmética’. Já o crescimento exponencial chamamos de ‘razão geométrica’. Nesse caso, o crescimento se dá aos saltos, e quase sempre de forma surpreendente.
Esse é o crescimento que toda startup almeja. O raciocínio é fácil de entender. Já na prática, as exigências são grandes. Se você quer permanecer vivo com o seu negócio, não há outro caminho a seguir.
Mas será que existe uma maneira objetiva de fazer isso?
Se sua empresa não tem uma meta clara de expansão, uma boa ideia é aplicar o conceito T2D3. O modelo se baseia na ampliação da receita anual recorrente. A partir de uma base sólida, você precisa triplicar (T) sua receita nos dois (2) primeiros anos, e posteriormente duplicar (D) esse valor a cada três (3) anos subsequentes.
O modelo foi criado foi criado pelo especialista em SaaS, Neeraj Agrawal, um dos cem maiores investidores de capital de risco do mundo (segundo a revista “Forbes”).
Agora vem a grande questão: como implementar esse conceito?
Vamos mostrar os cinco passos básicos para chegar lá.
Veja no próximo post.
equipe nuvini
Você tem perguntas, dúvidas, quer saber mais? Fique ligado nas nossas postagens e escreva dizendo o que gostaria de saber.