T2D3 — como crescer exponencialmente (II)

Continuando o post sobre T2D3 (link do post anterior), falamos aqui dos passos necessários para implementar essa estratégia de crescimento.

1. Ajuste o seu produto ou serviço (product-market fit)

Este passo é quase um ajuste inicial de expectativas. Sua empresa precisa ter claro em que medida consegue atender às expectativas do seu cliente. Será necessário conhecer essas demandas e avaliar o que poderá ser ajustado para que o seu produto atenda rigorosamente o seu público. A chave aqui é conhecer esse público, compreender suas demandas e avaliar o quanto você será capaz de atendê-las.

2. Ultrapasse a barreira de R$ 1 milhão de faturamento anual (ARR).

Se o produto está adequado, e cliente satisfeito, e sua empresa está vendendo, o que está faltando? Resposta: ampliar sua base, na medida em que você expande e acelera o seu faturamento. Claro, não é da noite para o dia. É preciso esforço, obstinação, ter um foco muito determinado, e envolvimento absoluto do seu pessoal. Não é impossível. Há estudos que apontam que mais da metade das startups no Brasil conseguem esse feito num período médio de dois anos. É ambicioso? Sim. Mas é necessário!

3. Triplique o faturamento.

Não discuta, não pense duas vezes: missão dada é missão cumprida. Lembre-se: sua grande meta é crescer exponencialmente. Portanto: triplique o seu faturamento. Como? Criando uma estratégia sólida de vendas. Amplie suas equipes de marketing, invista em qualificação, conheça e explore o seu mercado, criando bases de apoio local (canais de contato direto com o cliente, por exemplo). Quanto mais divulgação, mais chances de aumentar sua base de clientes e, consequentemente, o seu faturamento.

4. Triplique novamente o faturamento.

Para fazer isso, sua gestão precisa ser absolutamente profissional. Sua empresa está saindo do berço. Os sócios não podem ter nenhum tipo de apego emocional. A realidade é dura. Seus executivos precisam ser pragmáticos, olhando a realidade como ela é — e não como gostariam que fosse. Não importa o nível de dificuldades, a essa altura você já está mais confiante e sabe que é possível superar qualquer obstáculo. Reforce seus investimentos em marketing e em suas equipes. Crie canais de avaliação de atendimento e de satisfação, aperfeiçoe seu produto e serviço. O céu agora é o limite.

5. Dobre por mais três anos

Triplicar o faturamento, nesse fase, é uma tarefa árdua, mas duplicá-lo é perfeitamente possível. Se sua empresa já é conhecida no mercado, o produto ou serviço tem qualidade, então você não pode mais parar as máquinas. O seu papel é acelerar, melhorar enfaticamente qualquer falha ou defeito, reforçar todos os investimentos e aperfeiçoar os processos. Essa é a hora de expandir sua empresa para o mercado externo e abrir o capital.

Lembre-se: cada fase tem metas específicas. Concentre-se nelas. Cada etapa deve ser pensada e estudada com vistas a cumprir cada um dos objetivos propostos. Esse é o caminho. Siga em frente.

equipe nuvini

Você tem perguntas, dúvidas, quer saber mais? Fique ligado nas nossas postagens e escreva dizendo o que gostaria de saber.

Tudo o que você precisa saber sobre SaaS

Seja bem-vindo ao blog da nuvini!

Aqui você vai encontrar conceitos, dicas e ideias sobre gestão e estratégia de empresas SaaS, com conteúdos que irão ajudar o seu negócio a consolidar seu posicionamento de forma mais ágil e eficaz no mercado.
A nuvini é uma empresa de SaaS B2B, especializada em M&A (“Mergers and Acquisitions”), isto é, em compra e venda de empresas SaaS B2B. Nossa atuação se caracteriza pelo fornecimento de soluções em nuvem para necessidades críticas de negócio.
Inscreva-se nesse link para receber novas postagens em primeira mão.

Quem Somos

Somos uma empresa de Saas B2B, atuando em três verticais estratégicas através de empresas que são líderes de seus segmentos. Fornecemos soluções ponta a ponta na nuvem para necessidades críticas de negócios.

Novidades

Need to raise your site's score?

We have an ideal solution for your business marketing