Continuando o post sobre T2D3 (link do post anterior), falamos aqui dos passos necessários para implementar essa estratégia de crescimento.
1. Ajuste o seu produto ou serviço (product-market fit)
Este passo é quase um ajuste inicial de expectativas. Sua empresa precisa ter claro em que medida consegue atender às expectativas do seu cliente. Será necessário conhecer essas demandas e avaliar o que poderá ser ajustado para que o seu produto atenda rigorosamente o seu público. A chave aqui é conhecer esse público, compreender suas demandas e avaliar o quanto você será capaz de atendê-las.
2. Ultrapasse a barreira de R$ 1 milhão de faturamento anual (ARR).
Se o produto está adequado, e cliente satisfeito, e sua empresa está vendendo, o que está faltando? Resposta: ampliar sua base, na medida em que você expande e acelera o seu faturamento. Claro, não é da noite para o dia. É preciso esforço, obstinação, ter um foco muito determinado, e envolvimento absoluto do seu pessoal. Não é impossível. Há estudos que apontam que mais da metade das startups no Brasil conseguem esse feito num período médio de dois anos. É ambicioso? Sim. Mas é necessário!
3. Triplique o faturamento.
Não discuta, não pense duas vezes: missão dada é missão cumprida. Lembre-se: sua grande meta é crescer exponencialmente. Portanto: triplique o seu faturamento. Como? Criando uma estratégia sólida de vendas. Amplie suas equipes de marketing, invista em qualificação, conheça e explore o seu mercado, criando bases de apoio local (canais de contato direto com o cliente, por exemplo). Quanto mais divulgação, mais chances de aumentar sua base de clientes e, consequentemente, o seu faturamento.
4. Triplique novamente o faturamento.
Para fazer isso, sua gestão precisa ser absolutamente profissional. Sua empresa está saindo do berço. Os sócios não podem ter nenhum tipo de apego emocional. A realidade é dura. Seus executivos precisam ser pragmáticos, olhando a realidade como ela é — e não como gostariam que fosse. Não importa o nível de dificuldades, a essa altura você já está mais confiante e sabe que é possível superar qualquer obstáculo. Reforce seus investimentos em marketing e em suas equipes. Crie canais de avaliação de atendimento e de satisfação, aperfeiçoe seu produto e serviço. O céu agora é o limite.
5. Dobre por mais três anos
Triplicar o faturamento, nesse fase, é uma tarefa árdua, mas duplicá-lo é perfeitamente possível. Se sua empresa já é conhecida no mercado, o produto ou serviço tem qualidade, então você não pode mais parar as máquinas. O seu papel é acelerar, melhorar enfaticamente qualquer falha ou defeito, reforçar todos os investimentos e aperfeiçoar os processos. Essa é a hora de expandir sua empresa para o mercado externo e abrir o capital.
Lembre-se: cada fase tem metas específicas. Concentre-se nelas. Cada etapa deve ser pensada e estudada com vistas a cumprir cada um dos objetivos propostos. Esse é o caminho. Siga em frente.
equipe nuvini
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